Until Dawn, uma bela homenagem aos filmes de horror adolescentes!

Homenagem aos Filmes de Horror!

9

Quase Perfeito

Se você já passou das casas dos 25 anos, com certeza assistiu (e muito) os filmes de horror adolescente durante a maior parte dos anos 80 e 90, como clássicos do tipo “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”, “Panico”, “Lenda Urbana”, “A Hora do Pesadelo” e por ai vai.  É assim que o novo exclusivo do Playstation 4, Until Dawn te pega!

Ao estilo Heavy Rain, o game é uma aventura interativa onde controlamos diversos personagens com interação com o cenário, diálogos e muitas decisões, que é fato fundamental para o que acontece durante a trama do jogo. Until Dawn traz sustos, tensão e um pouco de nostalgia, onde nós jogadores temos o principal objetivo, que, através do vasto sistema de escolhas, definir quem vive e quem morre no jogo!

Depois de jogarmos e determinarmos inúmeras possibilidades de finais, vamos destrinchar um pouco de Until Dawn para você! Venha com a gente!

until_dawn

História

A história de Until Dawn acontece nas geladas montanhas de Blackwood Pines, no Canadá, onde 8 jovens adolescentes se reúnem para um momento de lazer, porém, como você já deve está imaginando, tudo sai do controle e com o misterioso desaparecimento das gemeas Hannah e Beth, a trama finalmente tem início.

Se você pensa que o enredo de Until Dawn é simples, esteja bem enganado. Com o desenrolar do jogo, uma série de intrigantes acontecimentos faz uma reviravolta total na história, te deixando frenético para finalizar o game.

Não daremos mais detalhes sobre a trama para não estragar as surpresas.

until-dawn-playstation-4-grupo

Elenco

Atores conhecidos tornam o game ainda mais agradável. Hayden Panettiere, a teenleader de Heroes, Brett Dalton, Agente Ward de Agents of S.H.I.E.L.D. e Rami Malek, de Need for Speed, o Filme, são alguns dos atores que emprestaram seu rosto e vós em interpretações excelentes na versão original do game. Na versão dublada, o game peca um pouco e comete alguns deslizes, tanto na escolha da dublagem, quanto em algumas falas durante a trama, mas nada que atrapalhe o desenrolar da história.

EFHqFo6-1024x487

Efeito Borboleta

“O simples bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo”. E é com base nessa frase que Until Dawn traz a Teoria do Caos da melhora maneira possível dentro de um game. Como dito nas primeiras linhas desse texto, qualquer acontecimento ou escolha, mesmo que simples, pode gerar consequências, deixando o futuro da história de Until Dawn sempre imprevisível.

A desenvolvedora do game, a Supremassive, traz as mecânicas de decisões através de duas opções de caminho, mas não é somente nisso em que o Efeito Borboleta se prende. As decisões durante as cenas de ações também são capazes de moldar os acontecimentos futuros, ou seja, pense bem antes de sair atirando nas coisas! A mecânica do jogo é capaz de construir um relacionamento entre as personagens, modificando constantemente os atributos de cada um conforme suas decisões durante o jogo.

escolha

Um fator interessante no game é que sempre entre um capítulo e outro, uma espécie de consulta psiquiátrica com o estranho Dr. Hill acontece, e através dos questionamentos feitos por ele, as consequências também são alteradas e usadas contra o próprio jogador, porém o game peca em não esclarecer alguns aspectos com relação a sua existência.

Dr. Hill

Gráficos e Aúdio

Um dos pontos fortes certamente em jogos exclusivos da Sony é a qualidade gráfica. Com Until Dawn não seria diferente. Utilizando em engine de jogos como Killzone e o aguardado Horizon, o jogo conta com personagens muito bem modelados e com expressões faciais bem realistas. Os cenários também são um show a parte e com certeza ajuda na ambientação e suspense em torno da história.

until_dawn1

Um bom game de suspense, precisa ter uma ótima ambientação sonora.  Until Dawn está impecável nessa questão. Toda a proposta sonora do jogo te entrega a sensação ideal para um possível susto ou apreensão.  A dublagem em português me incomodou durante alguns momentos do jogo, deixando sumir a voz do personagem em alguns diálogos e em algumas partes, o som das vozes fica tão baixo, que foi preciso ajustar as configurações de áudio para poder acompanhar a experiencia. Nessa questão, se pudêssemos dar uma nota de 0 a 10, a dublagem de Until Dawn receberia um 8.

Jogabilidade

Tá ai mais um ponto positivo de Until Dawn. Para os mais nostálgicos, é notável a semelhança da jogabilidade de Until Dawn com os jogos de Horror da era do PS1, como Silent Hills , Resident Evil e Alone in the Dark, com câmera fixa, se adaptando conforme a movimentação do jogador. Jogando Until Dawn, me veio a cabeça, por que não podemos ter um Resident Evil, seguindo as mesmas carateristas (mesmo que já existentes) apresentadas por Until Dawn e não mais um shotter de ação?

A exploração também é bem interessante quando o assunto é jogabilidade. Com cenários podendo ser explorados quase que integralmente, você pode vasculhar cada canto das casas, chalés, cavernas, minas, estradas, encontrando evidências que irão te auxiliar no entendimento da história.

2_3

Dentre as possíveis evidencias encontradas durante a exploração são os Totens, que funcionam como presságio do que possivelmente possa acontecer com algum personagem, porém, estes eventos podem não acontecer, dependendo das nossas ações durante o decorrer do jogo. Como premio ao recolher todos os totens, temos a história contada através de um dos personagens do jogo, portanto, encontre todos os totens!

totem

Um ponto negativo aqui vão as respostas do controle mediante a uma cena de ação. Senti um pouco encomodado quando determinei algumas ações, onde o controle acabou não respondendo. Nada que estragasse o brilho do game, mas me incomodou, pois uma dessas falhas acumulou na morte de um dos personagens, me deixando um pouco “puto” durante alguns minutos.

2927433-yt-template-option1-gamename-youtube_720

Consideração Final

Com muito mais acertos do que erros, Until Dawn consegue lhe entregar tudo o que prometeu, ou seja, um jogo de suspense e horror adolescente com as características trazidas pelo percursor do genero, Heavy Hain.  Nada que garanta um sucesso com todos os jogadores por causa do estilo, mas como dito pela própria Sony, Until Dawn é sim uma ótima surpresa!

Se você deseja uma experiencia distante da maioria dos jogos, meu amigo, Until Dawn é obrigação!

Siga o Game Squad nas Redes Sociais:

http://www.facebook.com/superbitworld Facebook
https://www.twitter.com/sbwyuri Twitter
https://plus.google.com/111045897833203964475 Google+
Uiconstock-Socialmedia-InstagramUiconstock-Socialmedia-Instagram Instagram_logo-2Instagram