Projeto Morpheus: tudo indica que o produto chegará em 2016

Há cerca de um ano nos revelou um protótipo para o Projeto Morpheus, o sistema de realidade virtual para o PlayStation 4. Desde então, estivemos trabalhando, e tornando o sistema ainda melhor. Estamos satisfeitos em voltar a Game Developers Conference 2015 (GDC) com uma atualização para com o Projeto Morpheus, trazendo, a um passo mais perto de seu lançamento. Acreditamos que o VR (virtual reality ou realidade virtual) irá moldar o futuro dos games, e nós não podemos esperar para vocês experimentarem o Projeto Morpheus, que será lançado no primeiro semestre do ano que vem (2016).

Nosso objetivo com VR  é entregar uma sensação ao jogador como se eles estivessem pisado dentro do mundo virtual do game a ser jogado. O novo protótipo do Projeto Morpheus nos leva mais perto para essa meta, como também, melhora a experiência visual e o rastreamento de precisão, ambas cruciais para alcançar o sentido de presença.

Principais alterações:

Visor OLED: em substituição em troca do LCD de 5 polegadas, o novo fone de ouvido de Morpheus VR é equipado com 5,7 polegadas 1920 X RGB X 1080 resolução display OLED. Esta nova tela expande o campo de visão e permite a baixa persistência, remoção de motion blur.

Taxa de atualização de 120hz: A especificação da taxa de atualização anterior foi duplicada para este novo protótipo, o que significa, que com o Morpheus os jogos poderão ser processados em 120fps(frames per second ou frames por segundo). Quando combinado com a taxa de alta atualização do visor OLED e o poder do PS4, o Morpheus é capaz de ter uma saída visual incrivelmente suave.

Baixa latência: sabemos como é crítico para entregar uma grande experiência VR, e por isso reduzimos a latência para menos de 18ms, cerca de metade do que tinha o primeiro protótipo do Morpheus. A baixa latência é crucial para fornecer um sentido de presença, ao mesmo tempo que torna a experiência VR confortável para quem está jogando.

Rastreamento mais preciso: para tornar mais preciso o rastreamento, nós adicionamos três LEDs para o fone de ouvido – um na frente – e dois dos lados para um total de nove LEDs para oferecer suporte ao rastreamento robusto de 360 graus.

Projeto user-friendly: nós fizemos o fone de ouvido para este novo protótipo mais fácil de colocar e tirar, com um design de banda única e botão de liberação rápida. A bandana suporta o peso da unidade em cima da sua cabeça, então não há nenhuma pressão no rosto. Outros componentes também foram ajustados e configurados para fazer o fone de ouvido mais leve, para que os jogadores não encontrarem incomodo ou desconforto na hora de utiliza lo.

1425428044-project-morpheus-2

Ao revelar este novo protótipo damos um passo importante em nossa jornada para liberar o projeto, para o publico geral, mas há mais para vir. Logo vamos compartilhar detalhes adicionais na E3. Em particular, nós mostraremos mais jogos em realidade virtual (VR) durante a E3 e também em eventos posteriores enquanto nos aproximamos para lançar.

Uma nova dimensão de jogos está chegando, e a PlayStation novamente está na vanguarda com Projeto Morpheus. 

Shuhei Yoshida – Presidente, SCE Worldwide Studios

Fonte: PlayStation blog