Algumas pessoas tem preconceitos com games pois julgam que ele serve apenas para divertimento de forma lúdica quando crianças e adolescentes os jogam. Na realidade, muitos dos jogos que existem no mercado apresentam uma dupla vertente bem interessante para pais, professores e crianças/adolescentes: lúdica e didática.

Existe uma grande quantidade de jogos famosos que se passam em outras épocas e, ao reviver fatos históricos durante a narrativa, acabam fazendo papel de professor de história de forma muito eficaz!

Confira agora nossa lista com os 5 melhores jogos para aprender história.

Assassin’s Creed

assassins-creed

O game Assassin’s Creed é um dos mais fascinantes no que diz respeito ao aprendizado de história. A ação do jogo decorre no ano de 1191 d.C. em plena terceira cruzada com a Terra Santa a ferro e fogo. Os eternos inimigos se digladiam pela conquista do território sagrado para ambas as partes e o jogador terá a oportunidade de entrar nesse mundo distante, assimilando informação histórica real.

God of War

god-of-war

Alguns jogos atuais também focam na história e mitologia da Antiga Grécia, permitindo que os jogadores interajam com personagens históricas reais dessa antiga e gloriosa civilização. Kratos é o personagem principal de God of War, deus da força e do poder, um dos que defendeu o Olimpo do monstro Typhon, e é mais um exemplo de como através dos games é possível aprender história de forma divertida.

Call of Duty

Call of Duty é mais um exemplo de jogo de ação e guerra baseado em fatos reais, apresentando diversas versões desde que foi originalmente lançado em 2003. O jogo já passou pela 2ª. Guerra Mundial, Guerra Fria, Crise Cubana e Guerra do Vietnã.

Os cenários de guerra são reais e os jogos permitem aos jogadores “entrar” nessa realidade histórica em primeira pessoa. A importância desse jogo é tal que são criadas diversas versões do game, até uma versão slot. A próxima versão do game, Call of Duty: Infinite Warfare, tem previsão de lançamento para Novembro de 2016.

cod_4

This War of Mine

Continuando nosso percurso pelos jogos que aliam de forma perfeita a componente lúdica e a componente didática, é importante mencionar que o jogo This War of Mine se tornou ferramenta didática graças à original premissa em que se baseia: não matar e não morrer. Os heróis são civis, pessoas normais, vítimas de conflitos ocorridos na Síria, Bósnia, Sérvia e Polônia.

Medal of Honor

A última escolha recai sobre o jogo de guerra Medal of Honor, idealizado pelo realizador Steven Spielberg, que tem como palco a 2ª. Guerra Mundial e que se baseia no filme “Saving Private Ryan”. Apesar de cancelado pela Electronic Arts, continua sendo um dos mais populares jogos de sempre do gênero “first-person shooter”.

medal-of-honor

Pais e professores: se seus filhos e alunos jogam esses jogos, não se esqueçam de ver o lado positivo de games que apresentam um inegável equilíbrio entre diversão e aprendizado.