Desde que teve inicio, a industria dos games tem sido um sucesso, e é claro, tudo que se torna um grande sucesso, evidentemente, é aproveitado em outros ramos do entretenimento para aumentar os lucros. No caso dos games não é diferente.

Já faz um tempinho em que a industria do cinema tem pegado carona no jogos eletrônicos na tentativa de criar sucessos de bilheterias e com isso, a oportunidade de ver seus jogos preferidos na tela do cinema. O problema é que na maioria das vezes as produções são um fracasso.

A começar pelo maior ícone do mundo dos games. Super Mario Bros chegou ao cinema em 1993, com atores reais em um filme que mais parecia um Terror Trash. O Filme tentou trazer o encanador italiano e seu irmão Luigi para o mundo real, onde eram levados para um mundo subterrâneo e utópico comandado por um Dinossauro em forma de gente que representava o famoso chefe de fases Koopa. Os personagens fofinhos que conhecemos nos jogos foram transformados em criaturas horrendas e esquisitas, como o simpático Toad que no filme virou um literalmente um cogumelo. O verde e fofo dinossauro Yoshi se transforma no filme em um filhote de Tiranossauro Rex. Os pulos famosos dos encanadores eram impulsionados por botas que eles roubam de uma mulher. Não precisa dizer pra expor que foi um fracasso.

6833_04_super_mario_bros_1993_blu_ray_movie_review_full

No entanto nem tudo estava perdido no mundo do cinema para os games. Um game de lutas Double Dragon ganhou sua versão para o cinema em 1994. E por incrível que pareça, não foi tão ruim assim. O filme conseguiu trazer o mesmo clima de brigas de ruas, onde os personagens precisam avançar lutando com oponentes em cenários diversos. Os irmãos Billy e Jimmy fizeram um bom filme baseado em games.

doubledragon

No mesmo ano a industria do cinema viu potencial para adaptações de games para o telão. Jean Claude Van Dame estrelaria ao lado de Raul Julia, Street Fighter – A ultima batalha. Muitos consideram a aventura com Ken e Ryu como traficantes e Van Dame como o Coronel Guile protagonista uma piada do mundo dos games, mas a verdade é que, gostando ou não, o filme de luta baseado em um dos maiores jogos da industria dos games, no seu estilo pastelão, foi um marco para as adaptações. O filme ainda contava com a musa Pop Kylie Minogue no papel da Cammy.

games-que-viraram-filme_f_003

Mas o primeiro filme baseado em games realmente bom veio no ano de 1995. Mortal Kombat foi o máximo que pode fiel ao jogo. Os personagens eram realmente muito parecidos, os golpes, os cenários estavam todos lá. Até a descida de Scorpion ao seu reino de fogo e o seu Fatality com a cabeça de caveira cuspindo fogo estava presente. O Gigante Goro, era realmente tosco, mas isso não tirou o brilho da produção. Os elementos da trama foram bem encaixados e realmente tudo fez sentido. Parecia que o cinema estava começando a certar nos filmes de games. Infelizmente, Mortal Kombat ganhou uma continuação que nem merecia ser citada aqui.

filmes-lancados-em-1995-mortal-kombat

Poderíamos sitar mais uma tonelada de filmes de games que surgiu ao longo dos anos. Angelina Jolie estrelou como Lara Croft em Tomb Raider em 2001. A musa realmente caiu bem no papel, mas o enredo do filme que ganhou uma continuação em 2003 não alavancou as bilheterias. Um reboot também já está em produção.

Milla Jovovich estreou em 2002 em Resident Evil – O hospede maldito, por mais estranho que tenha parecido ser o filme que fugia do seu enredo original, já está em sua sexta sequencia no cinema.

Recentemente até o game Need for Speed ganhou sua versão para a telona e teve bons resultados. Warcraft também chegou aos cinemas e atingiu um sucesso já esperado. Isso sem contar do que ainda está por vir, como as adaptações dos jogos da Ubisoft, como Assassins Creed e The Division, o aguardado filme baseado em Uncharted, a adaptação de Gears of War.

filmes-que-viraram-games

– Conheça os 10 melhores e os 10 piores filmes baseados em games

Acreditamos que ainda tem muito por vir em adaptações de games para o cinema, e torcemos para que elas deem certo e consigam passar a mesma sensação incomparável de viver a aventura segurando o controle e conduzindo o seu personagem dentro do game.