Especial | A evolução dos jogos musicais

As trilhas sonoras dos games tem sido um fator marcante para o sucesso dos mesmos. Quem não se lembra da famosa musica introdutória das fases de Super Mario Bros? Um mundo dos games é fascinante por ter a disposição de integrar todos os tipos de interesses em seus jogos diversos.

Com a musica não foi diferente. O primeiro game considerado no estilo musical foi o Touch Me, produzido pela a Atari no ano de 1974. O jogo consistia em memorizar as cores com base nos tons musicais que cada uma emitia ao piscar numa sequencia.

000040-01

Mas foi só depois de alguns anos, quando lançou PaRappa the Rapper, um jogo verdadeiramente cheio de ritmo, onde os jogadores deveriam apertar os botões na ordem em que apareciam na tela para criar uma canção. Essa mecânica logo ficou comum no mundo dos games e foi bastante copiadas nos jogos do gênero musical no futuro.

Mas foi realmente em 1997 quando os arcades recebeu o BeatMania, que vinha com pequenos botoes que simulava um teclado e uma placa de borracha similar a um disco de vinil onde os jogadores podiam criar os seus raps.

beatmaniaeuropeanedit

Os instrumentos como controle nos jogos musicais logo fez um grande sucesso e abriu as portas para jogos como GuitarFreaks e DrumMania que tinham como acessórios uma guitarra e uma pequena bateria. Mas foi realmente me 2005 quando Guitar Hero chegou arrasando quarteirões, fazendo com que o gênero musical entrasse definitivamente para o mercado eletrônico de jogos. Os jogadores destroçavam os seus controles para tentar fazer sem erro as sentenças de musicas famosas do mundo do Rock. Quando a guitarra foi lançada como acessório, o game foi levado a outro nível.

guitar-hero

Logo Guitar Hero ganharia um concorrente a altura. Rock Band trazia não só uma guitarra como instrumento, mas uma banda inteira, com baixo, bateria e vocal. Juntamente com seus amigos, você podia montar sua própria banda virtual e seguir rumo ao sucesso. A partir daí os jogos musicais foram aumentando seus elementos e ficando cada vez mais imersíveis e divertidos.

Dance Central, um jogo de dança para o Kinect fez todos mundo balançar o esqueleto na sala de casa. As versões mais recentes do aclamado Just Dance inclui a função de voz, onde o jogador pode ganhar mais pontos se cantar a musica juntamente com os passos executados. Você pode conferir um especial de Just Dance no nosso site.

dance_central_3_11

Sem duvida, o jogos musicais são um sucesso no mundo dos games, mudando a rotina de apenas sentar e apertar o controle na frente da TV, alcançando um publico diferenciado para os games. Hoje em dia existe campeonatos voltados para jogos do gênero musical e é claro que estamos muito ansiosos para ver o que mais o mundo dos games musicais nos reserva para o futuro.