Confira a nossa super análise de Forza Motorsport 5 para Xbox One

A pressa é inimiga da perfeição

8.5

Excelente

A série Forza é o carro chefe no que diz respeito a jogos de corrida da plataforma XBOX. Tanto que, hoje em dia há duas vertentes, o Forza tradicional, que trata de automobilismo simulação, com pistas reais, e o Forza Horizon, que é mais estilo arcade, com corridas que misturando on e off road, com direito a um mundo aberto e focado muito mais nas corridas de rua, estilo Velozes e Furiosos.

Forza5

O ápice da série foi o Forza 4, que até o lançamento do jogo Gran Turismo 6 para Playstation 3, era considerado por muitos como o melhor game de corrida da geração.

Com o advento da nova geração, a Microsoft resolveu lançar mais um Forza, a fim de demonstrar a capacidade do Xbox One. Arriscado lançar um game deste tamanho em época de lançamento de console, devido ao pouco tempo para o desenvolvimento. Qual será o resultado? Nas próximas linhas daremos nossa opinião!

 e7e4f5da7855368c667b5a746fbd830a

INSTALAÇÃO

Ao colocar o disco no console, logo fui avisado que tinha um “pequeno” update de 5 GB. Oras, o jogo veio incompleto?!? Afinal, estava a cerca de 2 semanas depois do lançamento do game! Frustrado!

2363302-gameplay_forza5_indy_60fps_20131101

GRÁFICOS

Sobre os gráficos, são simplesmente SENSACIONAIS! Desde os carros ao cenários, estão muito bem trabalhados e detalhados.

São cerca de 200 carros, e todos eles com possuem opção de visão interna do motorista, mostrando os painéis, muito bem feitos. Além, é claro, do modo Forza Vista, em que você pode visualizar de forma aprofundada cada um dos carros que possui, inclusive detalhes internos, como se fosse uma “visita” virtual à garagem em que o carro está. Você abre a porta, entra no carro, e tem acesso a vídeos falando sobre o design, motor e outros detalhes do carro. Incrível para amantes de carros!

maxresdefault

As pistas e carros foram totalmente reescaneados com nova tecnologia, para que tivessem a melhor aparência possível. Devido ao pouco tempo para o lançamento do game, isto teve um grande preço a ser pago: a redução drástica do número de carros e pistas. Como é um processo trabalhoso, e como a nova geração permite muito mais detalhes, a opção da produtora Turn 10 foi de focar na qualidade do que na quantidade. Se Forza 5 saísse para Xbox 360, poderia aproveitar carros e pistas de jogos anteriores, permitindo assim que fosse um jogo mais completo. Essas foi a escolha da Sony e da Polyphony Digital ao lançar Gran Turismo 6 para PS3 e não para PS4.

forza-5-pista

Para se ter uma ideia, o Forza 4 possui 26 pistas e mais de 500 carros. Em contrapartida, Forza 5 possui 14 pistas e mais de 200 carros. Lembrando que, as pistas (tanto no Forza 4 e 5) trazem diversos traçados, o que ameniza um pouco a questão do número pistas.

Foi um alto preço a ser pago… esta escolha desagradou muitos fãs da franquia e de games de corrida. Estão até comparando com o Gran Turismo Prologue, lançado para PS3 (que seria uma espécie de “aquecimento” para o Gran Turismo 5).

forza-5-pista2

JOGABILIDADE

A novidade referente à jogabilidade diz respeito à utilização dos impulse triggers (vibração individual dos gatilhos de LT e RT) ao brecar e/ou acelerar. Ficou muito show! A imersão no game aumentou consideravelmente, e se você pegar as manhas, esse recurso te auxiliará a ter um melhor desempenho na frenagem e aceleração, garantindo uma melhor aderência, facilitando o “feeling” na hora de fazer as curvas.

E claro, cada carro tem sua jogabilidade individual, difícil um carro ser igual ao outro ao dirigir.

Claro que muito da experiência vai depender da quantidade de Assistências que os gamers deixam ligados. Há desde frenagem e direção totalmente assistidos (até seu irmão de 3 anos conseguirá jogar), até opção de ligar ou desligar os freios ABS e Controle de tração, bem como se os danos serão reais ou serão meramente cosméticos.

getphotoashx

SOM

A trilha sonora da séries Forza nunca me agradou muito (exceto a do Forza Horizon, que era sensacional), mas a do Forza 5 eu gostei. Nada muito especial, mas não atrapalha. (No Forza 4 eu desligava as músicas durante a corrida rs).

Os sons dos carros sempre foram ponto forte da série. Cada carro com o som real de seu motor! E isso permanece no Forza 5. Os sons dos motores estão sensacionais.

Forza5_CarReveal_Lotus_E21_WM

DRIVATAR

A grande inovação do Forza 5, foi a introdução de um sistema chamado Drivatar. Ao jogar o modo Single Player (Carreira) você enfrentará adversários “reais”. Deixa eu explicar: o Drivatar é uma tecnologia que conforme você joga Forza 5, vai coletando dados e estatísticas do modo como você dirige. Esses dados são enviados para os servidores da Turn 10, e seu Drivatar vai evoluindo. Seus amigos, e pessoas do mundo inteiro, ao jogarem o modo Carreira, ao invés de enfrentar adversários imaginários, enfrentarão o seu Drivatar (que será controlado por inteligência artificial, baseado no seu modo de pilotar). Inclusive você receberá os prêmios que seu Drivatar conquistar!

É uma ideia esplêndida, porém, é necessário se acostumar com algumas coisas desagradáveis. Por exemplo, os pilotos estão muito mais “kamikazes”, afinal, a maioria joga com o jeitinho brasileiro de fechar os carros adversários e empurrá-los pra fora da pista. E os Drivatars fazem exatamente o mesmo! rs

forza-5-drivatar

O bacana é que te dá um gostinho de estar jogando com pessoas reais. É possível aumentar ou diminuir a dificuldade e habilidade dos Drivatars, para tornar o game mais competitivo.

Gostei muito dessa função, e com o tempo, a tendência é a tecnologia do Drivatar evoluir, e em próximos games do Forza ela se aprimorar e melhorar a experiência.

Geralmente os Drivatars de seus Amigos que jogam o game estarão presente em suas jogatinas single. Com o tempo você terá vontade de excluí-los, se forem muito “barbeiros” uhahuahuahuahuahu

forza5_02

MUDANÇAS

Ocorreram diversas mudanças em relação ao Forza 4, iremos enumerar as principais:

Sistema de corrida:

Forza 4 – A cada “fase” você viaja pra um local diferente, onde há opções de até três eventos, de categorias diferentes.
Forza 5 – Aqui existem classes de eventos, que se dividem em categorias diferentes, cada evento possui várias pistas.

Sistema de premiação:

– Forza 4 – Cada vez que você sobe de nível de piloto, ganha um carro de presente. A cada nível de afinidade com o fabricante do carro, você ganhar desconto na compra de peças e melhorias.
– Forza 5 – Cada vez que você sobe de nível de piloto, ganhar um valor adicional de Créditos. A cada nível de afinidade com o fabricante de carro, você adiciona porcentagem de ganho, que valerá para cada corrida em que utilizar um carro daquele fabricante.

Carros:

– Forza 4 – mais de 500 carros, e 26 pistas.
– Forza 5 – mais de 200 carros, e 14 pistas

– Forza 4 – Ao final de cada corrida, é descontado um valor referente ao conserto do carro, em relação aos danos que você causou ao veículo.
– Forza 5 – Não é descontado nada. Você pode terminar a corrida com o carro todo ferrado que nenhum valor será descontado.

Outras mudanças:

– Forza 4 – O recurso “retroceder”, que permite que o jogador “rebobine” o jogo e faça novamente o traçado de uma curva, um ultrapassagem, ou evite uma batida, podia ser desligada no Menu Assistências, fazendo com que o jogador ganhasse um Bônus na premiação por isso.

– Forza 5 – O recurso “retroceder” está sempre presente, o opção do jogador em utilizar ou não é totalmente de sua escolha. Caso não utilize, não lhe será descontado nenhum valor, caso use pouco ou muito, será descontado um valor baseado em porcentagem, conforme a quantidade de vezes que se usou o recurso. Do meu ponto de vista, o sistema do Forza 4 é melhor, pois ao cometer um erro, o preço que se paga aqui no Forza 5 é pouco. Desligar a função torna a corrida mais estratégica e o piloto tem que ter muito mais cuidado ao dirigir.

2298313-169_forza5_directfeed_xone_ot_092613

VEREDICTO

Forza 5 é um belíssimo game de corrida. Tem gráficos impressionantes e a jogabilidade é maravilhosa (graças ao novo sistema de impulse triggers). MAS, acontece que, devido aos “cortes” efetuados em relação ao número de carros e pistas, devido ao pouco tempo para a transposição da nova tecnologia por conta da alta quantidade de detalhes que a nova geração exige, tornou-o menos expressivo do que o Forza 4.

A verdade é que, para muitos fãs, o game Gran Turismo 6, agradou muito mais os fãs de games de corrida, pois é um jogo muito mais completo, com grande quantidade de pistas e carros, e isto se deve à estratégia da produtora Polyphony Digital, em reaproveitar conteúdo já feito para jogos anteriores. E se mostrou muito mais acertada.

A Microsoft e a Turn 10 arriscaram, e, no fim das contas, nos trouxe mais uma “Tech Demo” do que um game completo (se o compararmos com o Forza 4). É um baita “tech demo” rs. O que temos é uma belíssima perspectiva do que poderá ser o Forza 6, quando terão tempo suficiente para trabalhar!

OBS.: Ainda não foi desta vez que a série Forza aderiu a uma característica que todos os fãs sempre pedem, e que está presente na concorrente Gran Turismo: variação climática e corridas noturnas. Para Forza 6, que certamente terá um novo motor de física, pode ser que enfim tenhamos isso!

Confira o nosso Gameplay exclusivo de Forza Motorsport 5: