Assassin´s Creed IV: Black Flag | Confira a nossa análise

Cadê minha garrafa de rum?

8,5

Excelente

E não é segredo pra ninguém que sou um fanático por Assassin´s Creed!  Por isso, quando foi anunciado Assassin´s Creed IV: Black Flag fiquei maluco para saber o que seria da história depois daquele final (falaremos disso no especial de Assassin´s Creed) sem sal e sem açucar, de Assassin´s Creed III. Pois bem, o game analisado hoje nos mostrou que a Ubisoft ainda sabe o que fazer com a sua maior franquia. 🙂

Trailer Oficial em Português

Criticado por muitos, por uma estratégia de lançar um jogo por ano, a nossa querida produtora francesa teve competência e o embate entre templários e assassinos em um ambiente caribenho na era de ouro dos corsários foi tiro certo tanto para os fans, quanto para aqueles que ainda tem em começar a jogar a franquia. Controlando o pirata Edward Kenway, o jogador tem acesso a tudo o que já fazia a série divertida – o “free running”, a exploração e miríade de missões paralelas – e agora muito, mas MUITO mais missões, é claro que com aquela adição SENSACIONAL da navegação!

Assassins-Creed-IV-Black-Flag_2013_07-22-13_008

Você deve estar se perguntando, Edward Kenway, esse nome não me é estranho! Pois é, o pirata assassino, Edward Kenway é avô e pai de Connor e Haytham respectivamente.

Edward Kenway era um corsário que fica naufragado em uma ilha junto com um Assassino. Edward consegue matá-lo,  assumindo assim suas roupas e sua identidade. Ao seguir uma carta que tinha entre os pertences do assassino, o personagem principal descobre que ele estava a caminho de trair seus votos e unir-se aos templários e é a partir daí que o corsário se envolve na trama da franquia. O que torna esse quarto título especialmente interessante é Edward Kenway é um pirata, e está mais interessado em ouro do que defender a história ou lutar pela justiça ou qualquer outra coisa mais piegas do estilo, algo totalmente diferente do que a franquia havia mostrado até então.

assassins-creed-iv-black-flag-1380569644895_1920x1080

Você por sua vez, agora faz parte do jogo, sendo um novo funcionário da Abstergo Entertainment, encarregado de acessar as memórias de Edward, a fim de produzir um novo jogo.

WHAT?? Calma que eu te explico.  Quando o game passa a ser visto no presente, após os acontecimentos envolvendo Desmond Milles, você passa a jogar o jogo em primeira pessoa e vive dentro de uma nova Abstergo, uma empresa de entretenimento que tem como o foco a criação de jogos ou filmes utilizando as memórias de hérois ou pessoas importantes do passado, no caso, nosso protagonista Edward Kenway. Uma Metalinguagem SENSACIONAL e muito bem colocada aqui. Uma história de criação de jogo, dentro de um outro jogo! FODA

42d8a5ebccce532695ab69cc419ad70884bc38d5.jpg__576x480_q85

bqms_8qcuaatug3_26673.jpg_large_26673.nphd

New-Assassin’s-Creed-IV-Black-Flag-Screenshots-depict-Present-Day-Abstergo-1

Voltando a Era dos Piratas, a  mecânica do controle de barcos, que era a grande novidade em Assassin´s Creed III, dessa vez é totalmente polida, e realmente BEM aproveitada. Você sobe a bordo do Gralha (Jackdaw), e deve desbravar todo o Caribe, que é repleto de possibilidades viciantes e missões variadas. Sério, em toda a minha experiencia com games, nunca ví um jogo de mundo aberto tão grande e com tantas coisas interessantes e divertidas a fazer como Assassin’s Creed IV: Black Flag.

assassins_creed_4_black_flag_wallpaper__2_by_puscifer91-d5wzkd0

assassins-creed-4-map-wallpaper

Além de deixar qualquer jogador de boca aberta, o mundo aberto de Assassin´s Creed IV, possui  dezenas de cidades e ilhas espalhadas pelo Caribe, todas com suas particularidades é claro. No game, você encontrará cidades como Havanna, atual capital de Cuba e  também pequenas ilhas inexploradas que podem guardar grandes segredos.   Nota-se que a preocupação da Ubisoft para a navegação em alto mar é tão grande que o comportamento dos inimigos e da natureza em alto mar são sentidos na primeira navegação com o Gralha.

Sempre que você estiver se locomovendo, será importante observar no mapa, o melhor caminho a seguir e se existem inimigos ou eventos da natureza ao seu redor. É dentro do alto mar que você terá inúmeras surpresas, como encontrar Baleias e Golfinhos, caçar Tubarões, atravessar ondas gigantes, mergulhar mar abaixo em busca de tesouros e  é claro, explorar navios naufragados em busca de recompensas, tais como metal, madeira e ouro,  é claro – que o ajudarão na melhoria ou reforma do Gralha. 🙂

20131027143209-download-assassins-creed-iv-hd-wallpaper-1024x576

Assassins-Creed-IV-Black-Flag_2013_07-22-13_002

Assassins-Creed-IV-Black-Flag-Entrevista-e-Gameplay-da-Caça-ao-Tubarão

Assassins-Creed-IV-Black-Flag-Gameplay-Furtivo

Assassins-Creed-IV-Black-Flag-–-Locations-and-Activities-10-minute-Commented-Gameplay-Walkthrough-1024x576

O Pakor,  jogabilidade já consagrada em Assassin’s Creed não muda quase nada, e  funciona bem para o game, apesar de alguns “legs de cenários” que a Ubisoft sempre promete corrigir, porém que  ainda vemos presente no sexto jogo da franquia.  Já o sistema de batalha, ao meu ver ficou perfeito, nem tão fácil, e nem tão difcil. É notável a diferença de batalhas que jogamos com Connor  e seu machado em ACIII e Edward e suas espadas em ACIV.

AC4BF_SC_SP_03_NavalWarfare.JPG

video_games_assassins_creed_4_black_flag_1920x1080_15060

Dessa vez, sem depender de uma atualização, Assassin’s Creed IV: Black Flag chega totalmente dublado e legendado em português. A novidade agrada bem para aqueles que não entendem muito bem o game em inglês e não agrada muito aqueles que ainda esperam por uma dublagem decente, algo que somente ví em The Last of Us. A qualidade das vozes em nosso idioma não está a altura da dublagem norte-americana, mas com o tempo, você acaba se identificando com a voz de Edward e companhia.

Assassins-Creed-IV-Black-Flag-Trailers-e-Gameplay-da-E3-2013

Quando falamos na história do game, Edward, por ser um pirata e não um assassino, consegue ser um protagonista muito mais interessante do que seu antecessor ou neto, depende de como é colocado aqui 🙂  desde o ínicio do game, sendo mais carismático e autentico pirata. Ao seu lado estão presentes os famosos Barba Negra, Calico Jack e Anne Bonny, bem como fazer parte de eventos históricos mundiais,  como o assalto aos 42 navios portugueses, o naufrágio do ouro maciço da armada espanhola na costa da Flórida.  A jornada de Edward Kenway  é muito menos centrada na salvação da humanidade e mais focada no ganho pessoal, afinal, o cara é pirata!

assassins_creed4_09_04demarco2013

asscreed3

A história certamente agradará a todos, excetuando as partes fora do Animus, que só vão agradar de verdade os fãs de longa data.

Acabei não testando o multiplayer de Assassin’s Creed IV: Blackflag, mas as boas linguás dizem que o game faz o seu melhor para trazer os elementos de assassinato furtivo encontrado no modo campanha para o modo online.

285896_Papel-de-Parede-Assassins-Creed-IV-Black-Flag_1920x1080

Por fim, Assassin´s Creed IV: Black Flag consegue resgatar o carisma que a franquia tinha na época de Ezio, e nos surpreende ao conseguir encaixar uma nova história dentro do mundo dos assassinos.